Batismo

Batismo cristão: conheça as curiosidades

O batismo é um dos dois sacramentos mais importantes do Cristianismo. No seu mais básico, envolve a aplicação ou imersão na água, uma bênção, e o pronunciamento: “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Algumas denominações cristãs batizam tanto bebês quanto adultos, mas outras acreditam que o batismo só é corretamente realizado em adultos.

Vistas do batismo variar, mas de pontos de vista comuns dos rituais incluem: concede ou simboliza a salvação, comemora a morte e ressurreição de Jesus Cristo, cumpre o comando de Cristo para batizar, limpa os pecados, confere a graça, e publicamente expressa a fé.

O artigo seguinte fornece uma visão geral do batismo nas escrituras cristãs, pontos de vista de várias igrejas sobre o significado do batismo, e várias práticas relacionadas ao batismo cristão.

A primeira pessoa a conduzir um batismo no Novo Testamento é João Batista. De acordo com as narrativas do Evangelho, João estava conduzindo um ministério de batismo de arrependimento quando Jesus pediu para ser batizado por ele. Mesmo no Novo Testamento, portanto, é claro que um ritual de batismo existia no judaísmo antes de sua adoção pelo Cristianismo.

O ritual do batismo é mencionado ao longo do Novo Testamento em vários contextos. Aparece nos Evangelhos, nos Atos dos Apóstolos, nos escritos do Apóstolo Paulo e em outros livros com mensagens para enviar na crisma.

Mateus 28: 19 é a única ordem direta registrada de Jesus a respeito do batismo, e sua autenticidade tem sido contestada por alguns estudiosos. Marcos 16: 16 pertence ao apêndice espúrio do Evangelho e é dependente de Mateus 28:19. No entanto, os Cristãos têm praticado claramente o batismo desde uma data muito precoce, o que sugere fortemente que eles acreditavam que era a vontade de seu Senhor.

Uma referência explícita ao batismo “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” ocorre apenas em Mateus 28:19, e fora do Novo Testamento apenas em Didache (7.1) e no pedido de desculpas de Justino (1.61). Em outros lugares da Bíblia e primeiros escritos cristãos, o batismo é apenas em nome de Jesus. Esta é, em parte, a base para duvidar de Mateus 28:19.

Nos escritos de Paulo, o batismo protege a purificação dos pecados, que é o despojar do corpo de pecado da carne, a mortificação do pecado, da renovação da vida, de regeneração, o poder do Espírito Santo, a comunhão com a vida de Cristo, a incorporação no corpo místico de Cristo, a Igreja.

Ao longo do Novo Testamento, o batismo parece ser representado como o meio para obter efeitos objetivos reais, com Deus como sua causa, não apenas como um ato simbólico. O batismo foi geralmente realizado imediatamente após o reconhecimento do Messias de Jesus e a decisão de se juntar à congregação Messiânica sem mais preparação.

Onde o batismo infantil se tornou a forma em que este sacramento é geralmente celebrado, tornou-se um único ato que encapsula as etapas preparatórias da iniciação cristã de uma forma muito resumida. Por sua própria natureza, O Batismo Infantil requer um catecumenato pós-batismal. Não só há necessidade de instrução após o batismo, mas também para o necessário florescimento da Graça batismal no crescimento pessoal. O Catecismo tem o seu lugar aqui. O batismo infantil nas igrejas metodistas é baseado na ênfase Metodista distintiva na graça preveniente:

O batismo infantil repousa firmemente na compreensão de que Deus prepara o caminho da fé antes de pedirmos ou mesmo sabermos que precisamos de Ajuda (graça preveniente). O sacramento é uma expressão poderosa da realidade de que todas as pessoas vêm diante de Deus como crianças indefesas, incapazes de fazer qualquer coisa para nos salvarmos, dependentes da Graça do nosso Deus amoroso. O batismo infantil é rejeitado pelos batistas (que é como eles têm seu nome) e pela maioria dos Cristãos Evangélicos. Tomando o batismo na Bíblia como um modelo, e o raciocínio a partir da ênfase Protestante na justificação apenas pela fé, estes cristãos acreditam que o batismo só pode ser significativo e eficaz se empreendido por alguém velho o suficiente para entender e concordar com o sacramento. Isto é referido como” batismo do crente”, e geralmente é feito por imersão total na água.

A Igreja Batista americana, por exemplo, declara: “nós insistimos que o batismo seja administrado apenas àqueles que têm maturidade para entender seu significado profundo: ressurreição para a nova vida em Cristo. E seguimos o exemplo bíblico definido por Cristo quando mergulhamos plenamente na água, uma bela declaração simbólica dessa nova vida.”

A Igreja Católica prescreve que em caso de emergência qualquer pessoa, mesmo alguém não batizado, pode batizar, se ele ou ela tem a intenção requerida. O batizador deve dizer: “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, enquanto derramo água três vezes sobre a cabeça. O sinal da cruz é então feito sobre o destinatário. A omissão do nome ou do sinal da Cruz e a adição de “Amém” no final não têm efeito sobre a validade do sacramento. A validade do batismo é duvidosa se água impura é usada. Nesse caso, o sacramento deve ser repetido condicionalmente com água certamente válida o mais rapidamente possível se a emergência persistir.

Fonte: https://atardeonline.com.br/mensagens-para-batizado/