Como saber se a aliança é de ouro

Como saber se a aliança é de ouro? 4 dicas para identificar!

Como saber se a aliança é de ouro? É muito importante saber reconhecer o ouro, pois o ouro antigo também é muito valioso no mercado atual.

Muitas pessoas têm moedas de ouro em casa sem saber dizer se é ouro verdadeiro ou algum outro metal qualquer. O que pode parecer ouro real aos olhos pode, pode ser apenas uma “prata dourada”.

E, definitivamente, há uma grande diferença entre os dois. Este último é praticamente de pouco valor, enquanto o ouro verdadeiro tem um valor muito alto, mesmo quando estamos falando de algo muito usado.

Então, como saber se a aliança é de ouro verdadeiro ou ouro falso? Com as 4 dicas que apresentamos abaixo vocês, será bem mais fácil de compreender se você está segurando em mãos uma aliança de ouro puro ou ouro falso. Acompanhe a matéria!

1. O teste de ácido nítrico

Ao se perguntar como saber se a aliança é de ouro ou se o anel de 1 quilate é verdadeiro, um método muito eficaz que é explicado por vários guias envolve o uso de ácido nítrico. Mas tenha cuidado: este método é recomendado apenas em ouro velho que não é mais usado ou danificado, porque o mesmo necessita ser “riscado”.

Portanto, não use esse método em uma joia que deseja manter imaculada ou em um item de ouro que precisa ser vendido em perfeitas condições.

Para realizar este teste para verificar se o ouro é real, faça um pequeno arranhão leve no objeto usando qualquer objeto pontiagudo que supra essa necessidade da tarefa específica.

Melhor fazer isso em um lugar “escondido”, como dentro da aliança onde ninguém poderá ver de forma perceptível o arranhão que você fez. Dessa forma, você pode continuar a usar seu item de ouro sem que esse arranhão seja muito perceptível.

Usando um conta-gotas, coloque uma pequena gota de ácido nítrico no arranhão. Se não houver reação, é provável que suas joias sejam feitas de ouro verdadeiro.

Se, por outro lado, você ver uma reação que traz uma cor verde, provavelmente é apenas um objeto folheado a ouro ou algum material estranho. Na prata dourada, o ácido nítrico aplicado se transformará em uma substância leitosa.

Por quê? Quando o ácido nítrico entra em contato com ouro verdadeiro, nenhuma reação química ocorre.

Por outro lado, o ácido nítrico reage com outras ligas de metal comuns, como prata esterlina, cobre e zinco. Se você perceber uma leve reação esverdeada, então sua aliança de noivado ou casamento feita de ouro não é realmente produzida a partir de ouro verdadeiro.

Antes de manusear o ácido nítrico, certifique-se de ler as instruções e tomar todas as precauções necessárias (luvas, óculos de proteção, ventilação adequada, etc.).

O ácido nítrico nem sempre é fácil de encontrar porque pode ser explosivo nas doses e circunstâncias certas. No entanto, ele pode ser encontrado em lojas de produtos químicos e online na maioria das grandes lojas.

2. O ouro deve afundar na água

Como saber se a aliança é de ouro? Jogue a mesma dentro de ouro em um copo cheio de água. O ouro é um metal pesado, ou seja, o ouro verdadeiro deve afundar rapidamente. Qualquer suposta joia de ouro que flutua ou não afunda rapidamente não é ouro de verdade.

Esse é o teste mais comum a ser realizado, podendo ser feito de forma rápida e bem prática no conforto de sua casa. Porém, vale ressaltar que a água não deve possuir nenhum componente adicional, como o gás.

Além disso, vale ressaltar que o ouro verdadeiro afunda devido a sua densidade ser maior que a da água.

Esse teste pode ser incorreto em modelos de alianças onde o ouro é extremamente fino ou possuir uma densidade menor que a da água – por mais difícil que seja de acontecer – e acabando por flutuar.

3. Como reconhecer ouro com um ímã

Como saber se a aliança é de ouro? O teste com ímã é outro bem simples de ser realizado. O teste magnético é outro bom teste para determinar se o ouro é verdadeiro ou falso.

Se a sua aliança de ouro é atraída por um ímã, definitivamente não é ouro verdadeiro. No entanto, isso não significa que não haja ouro em sua aliança, apenas que ela não é feito com uma quantidade significativa de ouro.

Então, se você tiver uma aliança de noivado banhada a ouro – o que é bem comum – a mesma irá ser levemente atraída pelo ímã.

Mas, se você comprou como “ouro verdadeiro” e mesmo assim o ímã atrai a aliança, é necessário conversar com o joalheiro que a vendeu, porque bem provavelmente você foi passado para trás.

4. Avaliação profissional

Como saber se a aliança é de ouro é a pergunta que todos aqueles que prezam pela qualidade do produto possuem. Citamos várias formas de testar na sua própria casa, o que provavelmente já deve ter solucionado seu problema.

E é claro que esta é uma pergunta inevitável, mas uma maneira infalível de como saber se a aliança é de ouro é real ou não é levá-la a um joalheiro experiente para realizar uma avaliação detalhada.

Um joalheiro experiente tem o conhecimento adequado e, acima de tudo, as “ferramentas infalíveis” para reconhecer o ouro e distinguir o verdadeiro do falso.

Não só isso: ele também poderá dizer que tipo de ouro é, a porcentagem de ouro puro contida na sua aliança e o valor de venda caso você esteja interessado na comercialização da mesma.

Todos os joalheiros e compradores de ouro possuem um kit que lhes permite reconhecer o ouro com um simples teste.

Então, alguns, particularmente especializados em tipos específicos do material, por exemplo, utilizando uma máquina denominada como “espectrômetro de raios X”, uma máquina altamente sofisticada que analisa o metal por raios X, fornecendo o quilate exato da sua aliança.

Portanto, caso tenha seguido todas as nossas dicas supracitadas e ainda sim tenha dúvidas, a saída realmente é buscar a ajuda de um especialista no assunto para acabar com todas as inseguranças em relação a sua aliança. Até a próxima!

Créditos da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/maos-segurando-holding-acessorio-6263113/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *